A pressão alta é um problema relativamente comum em pessoas idosas, por isso, é importante saber mais sobre ela. Por isso, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus decidiu trazer mais informações sobre essa doença que é tão traiçoeira.
O termo médico para pressão alta, na verdade, é hipertensão. A doença pode manifestar-se em qualquer idade, mas é mais comum com o envelhecimento. Em geral, ela não apresenta sintomas, por isso, quase sempre é descoberta em exames de rotinas ou quando a pessoa idosa realiza uma consulta médica por algum outro problema e tem a pressão medida.
Controlar a pressão alta é fundamental, pois ela pode trazer complicações no coração, cérebro e rins. Dessa maneira, medir a pressão constantemente e ter acompanhamento médico é vital para qualquer pessoa idosa com hipertensão.
Além disso, é preciso adotar hábitos saudáveis de alimentação e uma rotina de exercícios, pois o sobrepeso é fator de risco para a hipertensão e seu descontrole. Procure evitar ou reduzir o consumo de álcool, assim diminuir o uso do sal – recomendamos utilizar outros temperos e especiarias para a comida e buscar profissional de nutrição.