Em pessoas idosas, especialmente a partir dos 80 anos, a DAC, isto é, Doença Arterial Coronariana é muito comum, tanto que é estimado que 30% das pessoas acima dessa idade possuem a doença. Por isso, a equipe da Geriatria Vivendas do Menino Deus quer falar mais sobre essa doença.
A doença arterial coronariana é caracterizada pela presença de lesões que são placas de gordura acima de 50% do diâmetro das artérias coronárias que nutrem o coração. Quando essas placas tornam-se instáveis ou maiores, elas podem gerar dor no tórax, intolerância a esforço e falta de ar, além de aumentarem de forma significativa o risco de infartos e AVCs.
Em pessoas idosas, a partir dos 60 anos, a DAC apresenta sintomas atípicos, isto é, diferentes dos sintomas que são apresentados em pessoas mais jovens, o que pode dificultar o diagnóstico. Sintomas como tontura, fadiga e falta de ar são os mais comuns e frequentes em idosos como consequência da DAC.
Por isso, é importante ter acompanhamento médico periódico, e no caso de idosos acima de 60 anos com fadiga, falta de ar e tontura frequentes, recomenda-se a consulta imediata com médico especialista. E sempre lembramos que hábitos saudáveis são fundamentais para evitar o surgimento de doenças cardíacas.