O câncer de cólon é a forma de câncer mais comum do sistema digestivo e um dos mais comuns entre todos os tipos de câncer. Tecnicamente, quando o tumor de cólon ou do reto é maligno, ele é denominado de câncer colorretal, sendo que a maioria deles surge através de pólipos presentes na mucosa do intestino.
Em geral, o câncer de cólon se desenvolve sem sinais ou sintomas, por isso, exames preventivos são muito importantes a partir dos 40 anos, especialmente para quem tem familiares com histórico de câncer de cólon. Entretanto, entre os sintomas e sinais que podem ocorrer, temos:
- 10 dias ou mais de diarreia ou constipação
- Sangue nas fezes de cor vermelha ou escura
- Anemia sem explicação
- Dor e sensibilidade no abdômen inferior
- Obstrução intestinal.
- Perda de peso sem causa aparente
- Fezes afinadas
Esses sintomas podem ter outras causas, por isso, procure um médico para diagnóstico correto, pois caso o câncer de cólon seja detectado cedo, ele é curável em até 90% dos casos.
De qualquer maneira, para todos os estágios do câncer de cólon, o principal tratamento é a remoção cirúrgica do câncer e, quando necessário, de alguns tecidos adjacentes. Em estágios mais avançados, é possível que radioterapia e quimioterapia sejam utilizadas para tentar extirpar o tumor ou diminuir o tamanho do tumor ou para melhorar sintomas e prolongar a vida.