Varizes na terceira idade

Varizes na terceira idade 1024 684 Vivendas do Menino Deus
Varizes na terceira idade

Os problemas vasculares são mais comuns na terceira idade do que no restante da população, incluindo, é claro, as famosas varizes. As varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

As varizes surgem a partir do mau funcionamento das válvulas das nossas veias. Normalmente, o sangue desce do coração para as pernas e pés através das artérias e retorna pelas veias por meio de válvulas venosas que direcionam o sangue para a parte superior do corpo.

Entretanto, quando as veias começam a perder a elasticidade, impedem o fechamento das válvulas venosas, fazendo com que o sangue fique parado nas veias, provocando mais dilatação e refluxo, e ocasionando as varizes.

As varizes podem afetar tanto mulheres quanto homens, sendo que diversas causas são possíveis. Fatores genéticos, medicamentos com hormônios, obesidade, gestação, sedentarismo, e os hormônios femininos podem afetar o sistema vascular e gerar o surgimento de varizes.

Recente, estudos nos EUA também citam a altura como um fator risco, sendo que pessoas mais altas teriam mais chances de desenvolver varizes.

Em algumas pessoas, as varizes apresentam ramificações minúsculas, de coloração avermelhada, mas que não costumam apresentar outros sintomas além do desconforto estético. Porém, em outros casos, quando as varizes não são tratadas, elas podem levar a complicações muito mais severas, como inflamações, dermatite, trombose, hemorragias e úlceras.

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes, incluindo terapia e cirurgia. Entretanto, a prevenção através de uma alimentação balanceada, exercícios físicos e hábitos saudáveis ainda é a melhor escolha.