A DAC, isto é, Doença Arterial Coronariana, pode ser definida como a presença de lesões (placas de gordura) acima de 50% do diâmetro nas coronárias, as artérias que nutrem o coração. É uma doença que tem prevalência em pessoas idosos, especialmente a partir dos 80 anos, inclusive, estima-se que 30% das pessoas acima dessa idade possuem a doença.
Quando essas placas ficam instáveis ou maiores, elas podem gerar diversos sintomas como dor torácica, intolerância aos esforços e falta de ar. É fundamental destacar que essas placas aumentam consideravelmente o risco de infartos e de AVC, isto é, acidente vascular cerebral.
Entretanto, em pessoas idosas, a partir dos 60 anos, os sintomas relacionados à DAC frequentemente são atípicos – assim, eles são diferentes dos sintomas apresentados por pessoas mais jovens, o que pode dificultar o diagnóstico e tratamento. Em pessoas idosas, é mais comum que sintomas como tontura, fadiga e falta de ar sejam uma consequência da DAC.
Dessa forma, se você tem mais de 60 anos e sente fadiga, tontura e falta de ar frequentemente, é importante procurar um médico especialista, como um geriatra ou cardiologista. E como sempre, manter hábitos saudáveis de alimentação e de atividade física são muito importantes para evitar o surgimento da doença.