Principais cuidados para idosos durante o verão

Principais cuidados para idosos durante o verão 1200 800 Vivendas do Menino Deus
Principais cuidados para idosos durante o verão

Com as altas temperaturas do verão, todos precisamos tomar alguns cuidados especiais para manter a saúde. E isso não é diferente com pessoas idosas, é claro! Por isso, queremos citar alguns cuidados que idosos precisam tomar durante o verão.

1. Fique atento à hidratação

Por questões ligadas ao processo de envelhecimento, em geral, pessoas idosas sentem menos sede. Assim, não é raro que fiquem desidratadas.

Por isso, a pessoa idosa deve consumir líquidos, especialmente água, mesmo sem sentir sede. E profissionais ou familiares que por ventura cuidem de pessoas idosas, devem ficar atentos para oferecer e disponibilizar água constantemente durante o dia mesmo que a pessoa idosa não solicite, já que ela sente menos sede mesmo que o corpo esteja precisando de água.

2. Os exercícios devem ser moderados

Praticar exercícios físicos é fundamental para que a pessoa idosa mantenha-se ativa e saudável. Entretanto, o ideal é que exista o acompanhamento médico e de profissionais da educação física e fisioterapia, especialmente durante o verão quando é mais fácil ter problemas com a pressão ou com a hidratação.

Dessa maneira, durante o verão, os exercícios físicos devem ser mantidos sim, mas precisam ser moderados para não causar mais problemas como a hipertermia e serem feitos em horários com temperaturas amenas. Além disso, usar protetor solar e bonés é sempre uma boa ideia.

3. Atenção à hipertermia

A hipertermia é o aumento da temperatura corporal devido ao calor. Contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça e fraqueza são sintomas de alerta para este problema. E uma das complicações mais comuns e decorrentes do calor é a queda repentina da pressão, o que aumenta muito o risco de quedas que podem ser muito graves para pessoas com mais de 60 anos.